Próximo VW Golf vai "cortar" com a geração actual e mudar proporções!
Será que a próxima geração do VW Golf vai, finalmente, marcar um corte bem visível com a sua precedente, algo que nunca sucedeu na longa e bem-sucedida história do mais popular modelo da marca alemã?! Quem o garante é a publicação alemã "Auto Motor und Sport" que diz que o futuro Golf terá proporções distintas do actual, além de linhas muito mais vincadas e de mais forte personalidade, com umas ópticas dianteiras muito finais e características, além da aerodinâmica cuidada ao máximo para maximizar a eficiência.
A nova geração do modelo germânico assentará numa evolução da plataforma MQB – a que já é usada no actual Golf –, procurando um ganho de peso que se poderá situar na casa dos 50 kg para versões equivalentes. É esperada também uma nova família de motores a gasolina, com um turbo de geometria variável para maior eficiência energética. Haverá ainda novos Diesel mais limpos, versões híbridas simples e a gás natural.
No entanto, a próxima geração do Golf não terá versão 100% eléctrica e a razão compreende-se facilmente: 2019 é também o ano em que a Volkswagen vai arrancar com a sua estratégia eléctrica, começando logo com o lançamento do I.D., precisamente uma berlina com dimensões aproximadas às do Golf. Não faria sentido, pois, tendo um automóvel feito de raiz para ser eléctrico e com mais cavalos e autonomia, estar a fazer um Golf com motor eléctrico.
O futuro Golf receberá, contudo, as tecnologias mais avançadas de auxílio à condução, nomeadamente "cruise control" adaptativo e "head-up display". Porque será o primeiro modelo de uma interessante fase de transição, em que os automóveis convencionais irão conviver com a irreversível massificação dos veículos eléctricos e, para isso, há que estar bem equipado a nível de tecnologias de auxílio à condução, bem como do infoentretenimento.